Buscar
  • Filipe Lúcio

4 TENDÊNCIAS DA TECNOLOGIA PARA EDUCAÇÃO A SEREM OBSERVADAS

Educação e tecnologia sempre andaram de mãos dadas - e a tecnologia sempre informou a maneira como educamos. Mas ultimamente isso se tornou ainda mais essencial.

Felizmente ainda estamos longe do fim da história em tecnologia educacional e ainda há muita transformação em andamento, nos campos do aprendizado de máquina e da IA, para análises avançadas.

Os professores com visão de futuro estão usando a tecnologia para promover o trabalho em equipe e projetos colaborativos, vinculando seus alunos às salas de aula em todo o mundo.


Aprendizagem móvel


A aprendizagem móvel não é algo novo: ele já está sendo usado nas salas de aula de hoje com pesquisas, questionários e colaboração em sala de aula.

Mas os smartphones tornaram-se muito comuns - 95% dos estudantes de graduação possuem um, e os empregadores agora exigem que os funcionários usem aplicativos para seus negócios. 

Isso significa que o aprendizado móvel está se tornando uma parte ainda mais integrante da experiência de aprendizado do aluno, indo além das pesquisas e testes em sala de aula em direção ao microlearning e à gamificação.


Realidade mista

Outra tendência emergente que continuará a transformar o campo educacional é a realidade mista (RM) - um espectro entre realidade aumentada (RA) e realidade virtual (RV).

O AR usa um smartphone ou fone de ouvido para sobrepor conteúdo ou imagens ao ambiente físico (pense em Pokémon GO). 

A VR mergulha inteiramente os usuários em simulações virtuais (geralmente com um fone de ouvido e um ambiente gerado por computador). 

Assista o vídeo a seguir em que explica bem esse conceito do RM:

https://www.youtube.com/watch?v=v8wtHZDVdlc


Analise avançada

Big data e análise avançada não são novidade; mas as instituições de ensino ainda não aproveitaram tudo o que podem fazer com os dados que coletam nas pesquisas de alunos e na faculdade. 

Todos esses dados podem ser aproveitados, analisados ​​e colocados em prática para envolver os alunos, aumentar as matrículas e melhorar as taxas de retenção.


Inteligência artificial

A IA também utiliza big data, usando o aprendizado de máquina para fazer previsões e decisões. Quase todos os setores estão sendo transformados pela IA, e o ensino superior não é exceção. 

Ele possui um grande potencial para personalizar a educação à medida que a tecnologia é adotada nos próximos quatro a cinco anos.

Todas essas tendências têm uma coisa em comum: elas ajudarão a melhorar a experiência de aprendizado do aluno.

Isso se tornará cada vez mais importante em um mundo em que a atenção é fragmentada e há muitas demandas no tempo das pessoas.


Plataformas de aprendizagem

As plataformas de aprendizado on-line, como o foram projetadas para tornar o aprendizado mais conveniente para os alunos.

Com uma ferramenta de aprendizado, você pode acessar todos os materiais do curso, enviar tarefas, receber feedback e verificar suas notas em um só lugar.

É conveniente e fácil de usar, e vem com uma rede de apoio de educadores e colegas para ajudá-lo quando você precisar de um aumento de motivação.


Cloud computing

Ter a possibilidade de guardar arquivos virtuais e poder compartilhá-los, sem a necessidade de instalar aplicativos em diferentes máquinas de alunos, é a grande tendência dos próximos anos na educação.


Itens na nuvem são um grande avanço na praticidade que o aluno precisa guardar seus materiais de estudo.


Agora o aluno pode arquivar tudo numa nuvem. Assim, o Cloud Computing oferece uma revolução na educação. Outro detalhe importante é que os alunos não precisam carregar mais livros pesados em todas as aulas.




1,172 visualizações

© 2018-2020 por Filipe Lúcio de Andrade